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Você conhece uma loja com 1.3 bilhão de clientes? Provavelmente, não. Na verdade, uma loja física dessa não existe. Contudo, é possível se analisar essa pergunta sob a ótica do mundo digital.

    1.3 bilhão é, atualmente (2021), o número de usuários do Instagram no mundo. Só no Brasil, há 110 milhões de users, e muitos deles são potenciais clientes para seu negócio. Através dessa plataforma [e também das demais ferramentas digitais] é possível aplicar o conceito de funil para aprimorar os resultados da sua empresa, fazendo-a crescer.

    O funil de marketing é responsável por atrair visitantes e despertar o desejo deles em determinado produto ou serviço oferecido pela empresa. Ou seja, trata-se de transformar tais visitantes em leads, bem como prepará-los para o processo de vendas. São 4 (quatro) etapas:

  • Atração: atrair o visitante por meio de um conteúdo relevante, sempre se levando em conta que para cada rede social há um tipo de comportamento de usuário predominante. Assim, no caso do Instagram, tal conteúdo deve ser leve, lúdico e/ou inspirador, pois é como os usuários dessa plataforma gostam de consumir post, stories, etc;
  • Conversão: transformar esses visitantes em seguidores, que já poderão ser chamados de leads. Para tanto, é necessário focar na produção e postagem de conteúdo relevante para o visitante ao longo do tempo e com periodicidade bem determinada. Além disso, é altamente recomendada a criação de conteúdo em formato de lista, por exemplo: “os 5 países mais baratos do mundo para viajar”. Isto traz engajamento;
  • Relacionamento: ter uma comunicação frequente e periódica, por meio da nutrição dos leads por meio da criação de conteúdo, além disso, nesta etapa podem ser utilizadas outras ferramentas digitais como newsletter. Assim, ajuda a avançar na jornada de compra. Isso é importante, pois nem todos estão prontos para comprar;
  • Venda: é a etapa final do funil de marketing (etapa que antecede o início do funil de vendas). Ou seja, é o momento em que você tira dúvidas sobre o processo de compra, apresenta produtos, serviços, cases de sucesso e garantias de satisfação. Além disso, seu conteúdo deve ser persuasivo, focando nos benefícios do seu produto ou serviço e dando toda a segurança para que esse lead tome a decisão de compra.

Desta forma, finalizadas as etapas acima, o lead poderá começar a descer pelo funil de vendas, mas quanto a este funil (de vendas), isso é matéria para outro texto do blog. Porém, antes de encerrar, aqui vai uma dica final para melhorar a imagem do seu produto ou serviço: sempre trabalhe com as avaliações da empresa feitas por seus clientes. Responda as avaliações ruins e dê maior publicidade e alcance às boas avaliações através de repost no próprio Instagram. Foco no cliente sempre!

 

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