A BGS Automation acredita na educação e conhecimento como único caminho para o sucesso. Por isto, criamos esse Blog. Se você está aqui, mas não leu os dois artigos anteriores, dê um passo atrás, construa seu arcabouço intelectual da maneira correta: com constância e de maneira progressiva, um passo após o outro. Portanto, neste último artigo, queremos consolidar os conceitos apresentados anteriormente e finalizar o tema: etapas do funil de vendas!
Como já falamos anteriormente, funil de marketing e vendas podem ter etapas bem semelhantes, sendo confundidos facilmente. No funil de marketing, a intenção é despertar o interesse e desejo do indivíduo e reforçar tais sentimentos. Por conseguinte, o funil de vendas tem a intenção de estreitar ainda mais os laços entre as partes com a finalidade da conversão ser concretizada. Além disso, não se pode esquecer que o funil de vendas também envolve etapas de pós-venda a fim de fidelizar o cliente e encantá-lo para que ele ou ela se torne alguém que indica e promove a marca por conta própria (advocacy marketing).
Vamos então às etapas do funil de vendas. São elas:
Os funis também nunca devem ser entendidos como espremedores. O visitante deve naturalmente transformar-se em um lead para, também naturalmente, transformar-se em um cliente. Contudo, visitantes, leads e clientes são pessoas, e cada pessoa é diferente da outra. Logo, não significa que todos vão trilhar o mesmo caminho. O bom vendedor deve saber disso: cada cliente e venda são únicos. Nunca pressuponha saber o que seu cliente pensa ou por que ele ou ela está comprando. É necessário ouvir muito e explicar suas soluções, inclusive tentando antecipar as dores que seu cliente irá sentir no futuro.
Por tudo dito, é imprescindível haver estratégia e sintonia por parte dos gestores e colaboradores da empresa, principalmente quanto ao discurso de venda. Isto, aliado ao foco total em encantar o cliente, certamente trará o sucesso!
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