No mundo do Inbound Marketing, o Copywriting possui papel fundamental. É uma ferramenta de prospecção, sendo importante entender e trabalhá-la bem para conduzir o visitante/suspect em direção ao fundo do funil.
O Copywriting pode ser entendido como a escrita com foco comercial. Ou seja, é um texto produzido para obter aceitação de um possível cliente. Logo, deve ser um texto desenvolvido para atuar em níveis conscientes e inconscientes do leitor (gatilhos mentais), de modo a ser muito cativante e persuasivo para que esse leitor seja convencido a realizar uma ação específica. E, geralmente, a Copy é enviada por e-mail, mas também pode e deve ser uma ferramenta utilizada em sites e anúncios.
Com isto, já começamos a perceber a característica do Copywriting que o diferencia do outros tipos de texto, como os de redação publicitária, por exemplo.
Estas forma de publicidade (Copywriting e redação publicitária) são muitos próximas, mas, em geral, a Copy possui uma chamada para ação (CTA) bem clara e marcante. Ao contrário, a redação trata-se também de um anúncio, porém, sem pedir ou determinar que o lead realize uma ação, ou seja, é mais suave.
Dido isto, as 7 (sete) TÉCNICAS mais relevantes de Copy são essas:
1. Título atraente: este item é de fácil entendimento, afinal, todo texto que busca aceitação deve possuir um título capaz de atrair o leitor.
2. Facilidade de leitura: texto deve ser escrito em fontes de tamanho adequado, espaçamento razoável, parágrafos curtos e com linguagem clara e objetiva.
3. Evitar repetição de palavras: a repetição de palavras causa no leitor a ideia de pobreza de vocabulário, e consequentemente a sensação de que o autor não possui um bom vocabulário, nem é uma autoridade sobre o que escreve.
4. Evitar palavras longas e difíceis: o leitor não deve ficar fatigado ou confuso com a leitura, caso, contrário, poderá desistir da leitura antes do fim do texto.
5. Utilizar exemplos, histórias e metáforas: isso conecta o texto com a realidade e facilita a compreensão do texto pelo leitor, bem como estreita a relação com leitor e torna a leitura mais divertida; logo, aumenta-se a eficácia da Copy.
6. Utilizar voz ativa ao invés da voz passiva: para explicar esse item, um exemplo é a melhor forma, ou seja, queremos dizer que é melhor usar esse tipo de frase: “Este artigo passa as melhores técnicas de Copywriting” ao invés de: “As melhores técnicas de Copywriting são passadas neste artigo”.
7. O texto deve possuir escaneabilidade: antes de iniciar a leitura do texto, é comum que o leitor passe os olhos por ele rapidamente, analisando-o para ver a há indícios de que encontrará as informações e respostas que procura ou acha interessante. Este hábito pode ser chamado de escaneabilidade. Assim, a Copy deve ser bem estruturada e organizada, sendo aconselhável o uso de listas, imagens, subdivisões, etc.
Há incontáveis outras técnicas de Copywriting, porém, essas são, de longe, as mais importantes. Se bem utilizadas, sua Copy já será muito boa e eficaz. Além disso, como adiantado no título, não deixe de conferir no próximo artigo do Blog outros elementos de Copywriting como os gatilhos mentais, que também são extremamente relevantes para a eficácia dessa ferramenta de prospecção e conversão.
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