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Tráfego para ecommerce no META ADS

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Tráfego para ecommerce no META ADS

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Para muitas pessoas, realizar tráfego pago para o e-commerce é um grande desafio, uma vez que é necessário analisar, entender e otimizar com muito mais profundidade o negócio do cliente, além de exigir uma boa configuração de todos os ativos necessários para auxiliar na performance das campanhas.

 

 

Pensando nisso, este texto tem como objetivo ajudar você de maneira objetiva com dicas e estratégias que podem trazer resultados para seus clientes ou para o seu próprio negócio a médio e longo prazo. Vale sempre lembrar que o tráfego pago não possui garantia de resultados imediatos. Diante disso, é sempre importante alinhar com o seu cliente essas questões. Em média, são necessários de 3 a 6 meses para conseguir ter resultados consistentes com o tráfego pago.

 

1ª Dica: 3 métricas que influenciam nos seus resultados.

 

É importante saber como analisar os dados em uma gestão de tráfego, visto que sem os dados, não conseguimos tomar decisões mais assertivas. Dessa forma, iremos falar sobre algumas métricas importantes para se analisar, como o CTR (Click Through Rate), que realiza a divisão entre o total de cliques e impressões, ou seja, ele mede a atratividade do seu criativo. Para cada nicho, existe um CTR de referência, mas, em geral, se estiver abaixo de 2%, o seu anúncio não está com uma qualidade muito boa. Um bom CTR é extremamente importante para você ter bons resultados, uma vez que quanto mais pessoas clicarem no seu anúncio, mais pessoas podem realizar a ação desejada, o que influenciará diretamente nos números de outras variáveis, como adições ao carrinho, custo por adição ao carrinho, compras, custo por compra, entre outros.

 

Além disso, devemos observar o CPM (Custo por mil impressões), essa métrica mostra o quão disputado está aquele público, ou seja, dependendo do público, ele é mais caro para se anunciar, afetando todas as outras métricas. A última métrica que pode influenciar nos seus resultados é o connect rate, a qual é a divisão da visualização da página de destino pelos cliques no link. Se esse percentual estiver baixo, geralmente deve estar entre 80%, o site pode estar com algum problema de carregamento, visto que as pessoas estão clicando para entrar no seu site, mas não estão visualizando o conteúdo.

 

2ª Dica: Análise da jornada do cliente

 

Pode ocorrer que os dados no gerenciador de anúncios estejam bons, porém sem estar gerando conversão. Por isso, é necessária uma análise da qualidade do site em que você está trabalhando, ou seja, analisar todos os processos que uma pessoa realiza para efetuar uma compra no site. Por exemplo, devemos conhecer a taxa de conversão entre as etapas em um site.

 

 

 

Na imagem acima, fica mais fácil de entender. Nela, podemos observar que existem todas as etapas que um usuário passa para realizar a compra de um produto (Visitas, Adição ao carrinho, % Carrinhos/Visitas, Finalização de compra iniciadas, % Checkout / Carrinho, Compras, % Compras / Checkout, Valor de Venda, Ticket Médio, % Conversão). Com isso, podemos entender onde está o gargalo do site. Se, por exemplo, observarmos que o % Carrinhos/Visitas está baixo, isso pode ser um indicativo de que as fotos do produto não estão com uma qualidade muito boa, a oferta é desinteressante, o frete é caro, a descrição está incompleta etc., não gerando interesse no usuário em adicionar este produto no carrinho e prosseguir com a compra. Diante disso, podemos entender com esses dados onde está o problema do site e assim realizar um plano de ação para ajustar.

 

3ª Dica: Projeções de vendas

 

A última dica se refere a realizar a previsão de vendas e faturamento de acordo com os dados apresentados no gerenciador de anúncios e na plataforma de vendas.

 

 

Na imagem acima, é possível visualizar a coluna “investimento previsto”, na qual será preenchida pelo valor combinado gasto com tráfego pago. Na coluna CPV (Custo por visualização de página), são os valores previstos a serem pagos para uma pessoa visualizar a página de destino. Na parte da % de conversão, é a conversão média do e-commerce, calculada a partir do número de vendas dividido pela quantidade de visitas no site. A partir desses números, é possível obter o número de vendas projetado, multiplicando as visualizações na página de destino pela % de conversão do e-commerce. Com isso, tendo o ticket médio da empresa, podemos projetar o custo por compra, retorno em vendas e ROAS.

 

Com todos esses dados, é possível entender quais podem ser os resultados mais tangíveis e os mais distantes, além de compreender o que deve ser investido ou otimizado para se obter o resultado esperado de acordo com a performance do e-commerce.

 

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